IBAMA AUTORIZA LICENÇA PARA INSTALAÇÃO DO PORTO CENTRAL NO SUL CAPIXABA.

O Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), autoriza a Licença de Instalação (LI) para Referente à instalação das obras de implantação da Fase 1 do empreendimento denominado Porto Central (objeto da Licença Prévia n° 498/2014, de 05/12/2014), localizado no município de Presidente Kennedy/ES, com a finalidade de implantação de infraestrutura de transporte aquaviário.

Porto Central

O Porto Central é um complexo industrial portuário privado multi-propósito desenvolvido no modelo de condomínio portuário, no qual os empreendedores são responsáveis pela construção, manutenção e administração da infraestrutura portuária, terrestre e de utilidades, e os clientes do Porto Central arrendam áreas para a implantação de suas respectivas indústrias e terminais. Esse modelo reduz o investimento global e os custos operacionais para os nossos clientes.

Sob o conceito de cluster, através do qual terminais com atividades similares são estrategicamente agrupados para viabilizar sinergias e otimizar a eficiência operacional, o Porto Central atenderá os seguintes clusters:

  • Óleo e Gás (incluindo GNL);
  • Geração de energia;
  • Agronegócio (como soja, milho e fertilizantes);
  • Carga geral (como produtos siderúrgicos, granito e mármore, carros e equipamentos);
  • Contêineres;
  • Minerais (como minério de ferro);
  • Industrias Offshore (como base de apoio e estaleiros navais).

Layout

O Porto Central será instalado em uma área de aproximadamente 2.000 hectares, o equivalente a 3.000 campos de futebol. O porto acomodará vários terminais de grande escala ao longo de seus 10 Km de berços e píeres.

Com até 25 metros de profundidade, o Porto Central estará apto a receber os maiores navios do mundo, tais como VLCC’s e Valemax, com até 400.000 toneladas de capacidade.

O acesso marítimo para os terminais será realizado através de um canal de acesso de 300 metros de largura, permitindo duas vias de tráfego simultâneo para navios de médio porte e tráfego de sentido único para os maiores navios.

Fonte: IBAMA e Porto Central

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