IBAMA AUTORIZA LICENÇA PARA INSTALAÇÃO DO PORTO CENTRAL NO SUL CAPIXABA.
O Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), autoriza a Licença de Instalação (LI) para Referente à instalação das obras de implantação da Fase 1 do empreendimento denominado Porto Central (objeto da Licença Prévia n° 498/2014, de 05/12/2014), localizado no município de Presidente Kennedy/ES, com a finalidade de implantação de infraestrutura de transporte aquaviário.
Porto Central
O Porto Central é um complexo industrial portuário privado multi-propósito desenvolvido no modelo de condomínio portuário, no qual os empreendedores são responsáveis pela construção, manutenção e administração da infraestrutura portuária, terrestre e de utilidades, e os clientes do Porto Central arrendam áreas para a implantação de suas respectivas indústrias e terminais. Esse modelo reduz o investimento global e os custos operacionais para os nossos clientes.
Sob o conceito de cluster, através do qual terminais com atividades similares são estrategicamente agrupados para viabilizar sinergias e otimizar a eficiência operacional, o Porto Central atenderá os seguintes clusters:
- Óleo e Gás (incluindo GNL);
- Geração de energia;
- Agronegócio (como soja, milho e fertilizantes);
- Carga geral (como produtos siderúrgicos, granito e mármore, carros e equipamentos);
- Contêineres;
- Minerais (como minério de ferro);
- Industrias Offshore (como base de apoio e estaleiros navais).
Layout
O Porto Central será instalado em uma área de aproximadamente 2.000 hectares, o equivalente a 3.000 campos de futebol. O porto acomodará vários terminais de grande escala ao longo de seus 10 Km de berços e píeres.
Com até 25 metros de profundidade, o Porto Central estará apto a receber os maiores navios do mundo, tais como VLCC’s e Valemax, com até 400.000 toneladas de capacidade.
O acesso marítimo para os terminais será realizado através de um canal de acesso de 300 metros de largura, permitindo duas vias de tráfego simultâneo para navios de médio porte e tráfego de sentido único para os maiores navios.
Fonte: IBAMA e Porto Central